A porta que só abre por dentro
Nuno Cortez · Histórias que Abrem Portas · 7 min de leitura

Num convento antigo, no alto de uma colina perto de Tomar, havia uma porta sem fechadura do lado de fora.
Era de carvalho escuro, grossa como um braço, com dobradiças de ferro forjado que o tempo tinha deixado da cor do sangue seco. Ficava ao fundo de um corredor estreito, depois do claustro, numa parte do edifício onde os grupos de turistas raramente chegavam porque o guia se esquecia de a mostrar. Do lado de dentro tinha um trinco simples. Do lado de fora, nada. Nem puxador, nem buraco de chave, nem argola. Só madeira lisa, gasta pela chuva.
Os poucos visitantes que lá iam achavam aquilo curioso. Tiravam fotografias, passavam a mão pela madeira, perguntavam ao porteiro como é que se entrava.
O porteiro chamava-se senhor Albano e estava ali há mais de trinta anos. Era um homem baixo, de cabelo branco cortado à escovinha, que andava devagar e falava ainda mais devagar. Sorria e respondia sempre o mesmo: aquela porta servia para sair.
O pátio
Contava-se que, séculos antes, aquela porta dava para um pequeno pátio de pedra, com uma oliveira ao meio e um muro baixo de onde se via o vale inteiro. Os monges iam lá quando já não aguentavam estar dentro. Quando o silêncio das celas ficava pesado de mais, quando as orações deixavam de lhes dizer alguma coisa, quando precisavam de ar, de céu, de outra coisa que não sabiam nomear.
Ninguém os obrigava a sair. Também ninguém os podia puxar de fora, porque do lado de fora não havia por onde pegar. Tinham de ser eles a levantar o trinco.
O senhor Albano dizia que alguns monges passavam anos sem lá ir. Outros iam todas as tardes. E havia histórias, que ele contava com um meio sorriso, de monges que ficavam horas encostados à porta, do lado de dentro, a ouvir os pássaros no pátio, sem a abrir.
Quando lhe perguntavam porquê, encolhia os ombros. Dizia que do lado de dentro também se está bem. Pelo menos sabe-se onde estão as paredes.
A mulher da chuva
Numa tarde de novembro, chegou ao convento uma mulher sozinha. Tinha vindo de carro de Lisboa, sem plano, e mais tarde havia de contar que nem sabia bem porque tinha virado naquela saída da autoestrada. Chamava-se Teresa, tinha quarenta e poucos anos e trazia um impermeável azul que pingava no chão de pedra.
Chovia muito. O convento estava quase vazio. Ela percorreu o claustro devagar, a ouvir a água a cair dos beirais, e foi dar ao corredor estreito sem ter procurado.
Ficou muito tempo parada em frente àquela porta.
O senhor Albano reparou nela da janela da portaria. Já tinha visto muita gente parar ali, e quase todos paravam um minuto, tiravam uma fotografia e seguiam. Aquela mulher não tirou fotografia nenhuma. Tinha as mãos nos bolsos do impermeável e os ombros um pouco subidos, como quem tem frio ou está à espera de uma má notícia.
Ele pousou o jornal, foi pelo corredor sem fazer barulho e pôs-se ao lado dela, em silêncio. Ficaram assim os dois, lado a lado, a olhar para a madeira escura.
Ao fim de um bocado, ela falou sem se virar. Disse que tinha a sensação de estar há anos do lado de dentro de uma porta assim.
Contou-lhe, aos bocados, com pausas longas, coisas que nunca tinha dito em voz alta a ninguém. Um casamento que já não era um casamento havia muito tempo, sem zangas, só com silêncio. Um trabalho num escritório de contabilidade onde era respeitada e onde se sentia a desaparecer um pouco mais todos os anos. Uma vontade antiga, que tinha desde os vinte, de voltar a estudar, de fazer outra coisa com as mãos e com os dias. Disse que sabia que do lado de lá havia qualquer coisa. Que às vezes até via a luz a passar por baixo. Em certas manhãs, ao acordar, quase a sentia na cara.
Mas ficava sempre à espera. À espera de que o marido dissesse alguma coisa primeiro. À espera de que os filhos crescessem mais um pouco. À espera de uma altura melhor, de um sinal, de alguém que lhe abrisse a porta e lhe dissesse que podia passar.
Calou-se. A chuva continuava a bater nos vidros altos do corredor.
O porteiro não disse nada. Não lhe deu conselhos nem lhe contou a história dos monges. Apontou só para o trinco.
O trinco
Era um trinco pequeno, de ferro, gasto pelo uso de muitas mãos ao longo de muitos anos. Tinha um brilho baço no sítio onde os dedos costumavam pousar. Parecia mais leve do que a porta fazia supor.
A Teresa olhou para ele como se só agora o visse. Tirou a mão direita do bolso. Hesitou. Depois pousou-a nele.
Sentiu o metal frio na palma. Sentiu o coração a bater um pouco mais depressa, primeiro no peito, depois na garganta, depois nas pontas dos dedos, ali mesmo, encostadas ao ferro. Reparou que estava a suster a respiração e soltou-a devagar. O corredor parecia ter ficado mais silencioso.
Do outro lado, ouvia-se a chuva a parar. Primeiro mais fraca, depois aos pingos, depois nada. E, no silêncio que ficou, um pássaro começou a cantar no pátio. Um melro, talvez. Cantava como se estivesse ali há muito tempo à espera de que a chuva acabasse.
Por baixo da porta, no chão de pedra, apareceu uma linha fina de luz.
O senhor Albano afastou-se uns passos, devagar, e voltou para a portaria. Tinha aprendido, ao longo dos anos, que há momentos em que as pessoas precisam de estar sozinhas com uma porta.
Não sei se ela abriu a porta naquela tarde. O senhor Albano também nunca o disse, nem quando lho perguntaram. Talvez tenha levantado o trinco e saído para o pátio molhado, para a oliveira e para o vale cheio de nevoeiro. Talvez tenha ficado ali mais um bocado, com a mão pousada no ferro, a ouvir o melro, a sentir o peso exato de uma coisa que afinal pesava pouco.
Há quem diga que basta saber que se pode. E há quem diga que só se sabe depois de abrir.
Sei que, quando saiu do convento, já com o céu a abrir sobre a colina, ia a andar de outra maneira. Os ombros mais baixos. As mãos fora dos bolsos. O porteiro viu-a atravessar o adro e parar junto ao carro, a olhar para trás um instante.
Ia como quem já sabe onde está o trinco.
E tu, enquanto lês isto, talvez possas reparar se há em ti uma mão que já sabe, há algum tempo, onde ele fica.
Uma pergunta para ti
Que porta da tua vida está à espera que sejas tu a levantar o trinco?
Escreve uma frase que comece com «Estou à espera de que…». Lê-a em voz alta, devagar, e repara no que sentes no corpo enquanto a dizes. Depois escreve por baixo uma coisa pequena que dependa só de ti e que te aproxime dessa porta.
Podes responder num caderno teu. Este site não recolhe a tua resposta.

